No ano passado, o Centro Culinário Basco anunciou a criação do GOe – Ecossistema Aberto de Gastronomia, um projeto que busca gerar um ecossistema gastronômico focado em pesquisa, inovação e empreendedorismo. Ele terá um edifício próprio em San Sebastián, Espanha, sendo uma nova sede complementar ao edifício BCC projetado pela VAUMM em 2011.
Para selecionar as melhores propostas, foi lançado em dezembro de 2021 um concurso internacional de arquitetura. Depois de receber e analisar diferentes propostas, cinco foram os escritórios finalistas que passaram à fase seguinte do processo: 3xn (Dinamarca), BIG - Bjarke Ingels Group (Dinamarca), OMA - Office of Metropolitan Architecture (Holanda), Snøhetta (Noruega) e Toyo Ito & Associates (Japão).
O projeto de arquitetura vencedor será um edifício integrado à paisagem urbana de forma orgânica e, sobretudo, participativo em relação ao meio ambiente direto. Nesse sentido, o objetivo é gerar um bairro urbano inovador, tornando-se um ponto de referência e atração. Ao mesmo tempo, será uma das alavancas de ativação da estratégia público-privada do The Food Global Ecosystem promovida pelo governo basco.
O vencedor será anunciado em maio de 2022.